Foco de disputa desde o início dos anos 2000, o terreno adjacente ao Teatro Oficina, no bairro paulistano do Bixiga, voltou a receber atenção da mídia no final do ano passado, quando o CONEPHAAT liberou a construção de altas torres residenciais na gleba de propriedade do Grupo Sílvio Santos, situada na planície de inundação do Córrego do Bexiga.
Em reação a isso, e por ocasião do aniversário de 464 anos da cidade de São Paulo, o escritórios Brasil Arquitetura e Urbeflux Engenharia Consultiva divulgaram uma carta aberta à cidade de São Paulo em que pontuam diretrizes para a "necessária mudança de rumos no tratamento das águas urbanas", com o objetivo de superar o impasse sobre o destino do terreno "em benefício do interesse maior dos seus cidadãos e da cultura brasileira".
Leia, a seguir, a carta na íntegra.
JUSTIFICATIVAS
- Rios de São Paulo desapareceram da paisagem, cedendo lugar a canais, avenidas e edifícios.
- Constituem exceções apenas os parques do Ibirapuera (bacia PI-12, Córrego do Sapateiro), Cidade de Toronto (bacia TC-06, Córrego do Parque), da Cantareira (Bacia TC-14, Córrego Cabuçu de Baixo), do Carmo (Bacia TL-03, Córrego Jacu-Pêssego), das Fontes do Ipiranga (BaciaTA-05, Córrego do Ipiranga) e da Aclimação (Bacia TA-03, Córrego da Aclimação), com lagos urbanos permanentes.
- Com o restante das bacias quase impermeáveis, impedindo a infiltração das chuvas, os rios quase secam, no período sem chuvas, reaparecendo, à primeira chuva forte, inundando vias de fundos de vale e paralisando a Cidade.
- Poder público e cidadãos precisam redescobrir o regime hídrico natural de chuvas e secas da Cidade e reconstruir com este regime uma relação mais amigável.
- Nesse contexto, ações de renaturalização das bacias hidrográficas urbanas permitirão este redescobrimento dos rios da Cidade de São Paulo em bairros e locais onde existam condições para a inserção das suas águas na paisagem urbana.
- A área contígua ao Teatro Oficina constitui um destes locais, com todas as condições de constituir caso exemplar de renaturalização aplicável extensivamente para todas as bacias e que, em função disso, motivou esta Carta Aberta à Cidade de São Paulo:
CARTA ABERTA À CIDADE DE SÃO PAULO
Brasil Arquitetura e Urbeflux Engenharia Consultiva participaram, em vários momentos, de tentativas de promover a convergência de propostas e interesses entre o Teatro Oficina e o Grupo Silvio Santos acerca da utilização de terreno contíguo ao Teatro, na esquina das ruas Jaceguai e Abolição, no Bexiga.Recentemente, essa discussão, mais uma vez, voltou à mídia e às agendas dos órgãos governamentais afetos, estando hoje submetido ao IPHAN por decisão do CONPRESP.
Esta Carta Aberta à Cidade de São Paulo pretende contribuir para superar este impasse, em benefício do interesse maior dos seus cidadãos e da cultura brasileira, e se baseia nos seguintes pontos:
- O terreno em questão situa-se, em grande parte, na planície de inundação do Córrego do Bexiga;
- Em incontáveis pontos na cidade de São Paulo, o poder público historicamente tem se esquivado desta questão, alegando que cursos d'água perenes seriam meramente canais de escoamento de águas pluviais e suas áreas de inundação seriam propriedades privadas edificáveis. Assim os rios foram sendo retirados de seus domínios e transferidos para galerias subterrâneas, desaparecendo da paisagem da cidade;
- Essa postura do poder público deve mudar e acreditamos que o momento seja este, na direção de políticas públicas comprometidas com a qualidade ambiental da vida urbana.
Visando contribuir para essa necessária mudança de rumos no tratamento das águas urbanas e seus domínios, esta Carta Aberta propõe as seguintes diretrizes para o referido terreno:
- Renaturalizar e revitalizar a bacia do Córrego do Bexiga em toda sua extensão, desde suas cabeceiras na esquina da JapanHouse na Avenida Paulista, até o subsolo da Câmara Municipal na Praça da Bandeira;
- Implantar e manter, na parte mais baixa do terreno, no miolo da quadra, um pequeno lago com as águas do córrego renaturalizado e prever uma área adjacente inundável, resgatando simbolicamente o curso do córrego em seu regime natural.
- Edificar apenas nas partes mais altas do terreno, junto às testadas das ruas do entorno;
- Implantar pequeno parque urbano acessível no interior da quadra, desvelando as águas do Córrego do Bexiga.
São Paulo, 25 de janeiro de 2018
Assinam: Urbeflux Engenharia Consultiva (Sadalla Domingos, Francisco Manini Filho e Clarissa Morgenrot) e Brasil Arquitetura (Francisco Fanucci, Marcelo Carvalho Ferraz e Cicero Ferraz Cruz).
Teatro Oficina lança movimento para a preservação do entorno do edifício de Lina Bo Bardi
O Teatro Oficina lançou esta semana um movimento envolvendo artistas e demais cidadãos para a preservação do emblemático edifício projetado por Lina Bo Bardi e seu entorno tombado. O grupo de teatro convida todos os interessados a enviarem pedidos de veto ao Governo do Estado de São Paulo conta a construção de altas torres residenciais no bairro do Bixiga - proposta liberada nesta segunda-feira pelo CONDEPHAAT.
Pela preservação do Teatro Oficina e seu entorno: entidades e instituições divulgam nota de apoio ao teatro
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos Brasil), a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq), a seção brasileira do Comitê Internacional para Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno (Docomomo Brasil) e o Instituto Lina Bo e P.M.